António e Maria, com Maria Rueff

16 de setembro de 2016

M/16

Para ler e escutar Lobo Antunes é preciso ter a chave certa. Se calhar, a chave mais direta e mais complexa é a mulher. Melhor dizendo, a multidão de mulheres que vivem nos seus livros. Quem diz livros, diz peça de teatro.

O espetáculo “António e Maria” é uma procura, uma surpresa, um monólogo múltiplo de mulheres. Vozes mutantes num corpo iluminado. Um exercício, por assim dizer, de doméstico sublime. Aproveitando uma lição simples do escritor para a vida toda: espreitar para dentro de uma bota porque às vezes há coisas.

O Teatro Meridional, dando continuidade a duas das suas linhas de trabalho de eleição – criação de novas dramaturgias baseadas em adaptações de textos não teatrais e encenação de textos originais – e colocando uma vez mais o ator no centro da cena, é a companhia que se orgulha de dar alma, forma e caminho a mais um projeto tão singular da identidade portuguesa. O objetivo foi partir do grande e profundo universo literário de António Lobo Antunes, com adaptação e escrita para cena de Rui Cardoso Martins, identificando um conjunto de personagens cujas vozes são quase corpóreas e cuja identidade é pertença de uma matriz lusitana. Mulheres e homens de diferentes estratos sociais, frágeis, fortes, pessoas ambíguas. Mulheres só desenhadas no silêncio de cenas quotidianas, outras explodindo ou implodindo na poética tantas vezes dolorosa do mundo com humor e intensidade, é o sentido deste espetáculo.

Uma atriz, Maria Rueff, cuja versatilidade no entendimento e na capacidade de concretizar através da construção de personagens a ampla diversidade humana é muito particular, é o corpo, a sensibilidade e a voz que interpelará, na cena, o mundo.

Maria Rueff foi premiada com o Globo de Ouro Melhor Atriz de Teatro 2015 pelo seu notável desempenho nesta peça, a qual é apresentada pela primeira vez no Algarve.

• 12 € / 10 € (Cartão de Amigo aplicável)