Cine-Teatro Louletano

Candidaturas a Residências Artísticas 2021 - 15 mar a 15 abr

15 de março de 2021

A Câmara Municipal de Loulé acaba de aprovar por unanimidade, no âmbito do Programa de Apoio à Gestão da Crise Económica e Social, a abertura de candidaturas para residências artísticas.

 

As residências artísticas Loulé 2021 destinam-se a motivar criadores para que realizem em Loulé projetos artísticos em diferentes áreas: dança, música, teatro e projetos artísticos para crianças e jovens (arte para a infância/juventude). 

Pretende-se, em simultâneo, que as ações fomentem o contacto com a comunidade escolar e o público em geral através de ensaios abertos, workshops ou outros formatos.

 

“Estas medidas têm como objetivo promover, estimular e incentivar a criação artística para novos projetos, possibilitando aos artistas tempo para estar, refletir, criar e transformar”, explica Vítor Aleixo, Presidente da Câmara. As residências vão acontecer no Palácio Gama Lobo, espaço sede do projeto Loulé Criativo, que integra uma comunidade criativa residente na área do design e do artesanato, o que permitirá eventualmente um suporte adicional para a experimentação e para a pesquisa dos artistas em residência.

 

As residências - uma para Teatro, uma de Dança, uma para Música e outra para um projeto artístico para crianças e jovens – poderão ter um mínimo de cinco e um máximo de 15 dias de permanência, e incluem, para além do alojamento no Palácio Gama Lobo, espaços de ensaio e meios técnicos, bem como uma bolsa de residência para refeições e produção.

 

As candidaturas decorrerão entre 15 de março e 15 de abril e destinam-se a atores, encenadores, coreógrafos, bailarinos, performers e músicos, num máximo de 10 pessoas por projeto. Os interessados deverão preencher o formulário de candidatura, anexando uma breve apresentação do projeto a desenvolver em residência, número de pessoas/participantes na residência, currículo artístico dos participantes e envio de links para projetos realizados.

 

Serão valorizadas as candidaturas que se proponham realizar projetos que tenham ou potenciem uma relação com o território, que realizem parcerias com estruturas sediadas no concelho e/ ou na região e que proponham a realização de ensaios abertos, workshops ou outros formatos.

 

Os candidatos deverão apresentar as suas propostas com os elementos necessários à Câmara Municipal de Loulé, via e-mail – cmloule@cm-loule.pt, disponível abaixo, bem como no site da Câmara Municipal de Loulé.

 

O Cineteatro é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.