Cine-Teatro Louletano

Filipa Faísca e amigos

19 de dezembro de 2019

Convidámos para a rubrica “Dos Sabores da Cultura”, para degustar connosco os prazeres do espírito e do corpo, em tertúlia que se quer intimista e animada, e com marcada dimensão gastronómica, uma figura ímpar e de referência do concelho de Loulé. Falamos de Filipa Faísca de Sousa, natural de Querença, poeta popular, artesã, transmissora de romances, orações, contos, cantigas e muitos outros saberes de que é guardiã.

 

Mulher de uma memória patrimonial viva, é contadeira e cantadora das tradições de Loulé, para cuja preservação e divulgação muito tem contribuído, como também, assim, para a valorização da oralidade tradicional da região e da sua memória coletiva.

 

São seus os célebres bonecos de pano que retratam os ofícios de outros tempos, todos eles representativos do mundo rural algarvio, onde cada figura faz alusão às tarefas desempenhadas pelas gentes do interior, compondo verdadeiras peças de etnografia local, para as quais Filipe Faísca dá nome e faz versos.

 

A artesã, imbuída de um espírito aberto, dona de uma contagiante energia e dinâmica, não se escusa a promover todos os seus saberes, artes e ofícios junto das novas gerações quando se revelam curiosas.

 

É um percurso ímpar que, na companhia de familiares, amigos e admiradores, revisitaremos numa noite muito especial que encerra da melhor forma a nossa temporada artística.

 

Duração: 120 minutos (aprox.)

Org.: Câmara Municipal de Loulé / Cine-Teatro Louletano

 

www.facebook.com/cineteatrolouletano

  • Sala de espetáculos
  • 21:00
  • Entrada gratuita
  • Público em geral