Cine-Teatro Louletano

Nuno Catarino e Márcia Lessa | Conversas à Quinta

16 de abril de 2020

No século XXI e, particularmente, nesta década de 2010 testemunhámos o surgimento de uma novíssima geração de jovens músicos que propõem novas ideias e novos caminhos para o jazz.

 

O livro Improvisando – a nova geração do jazz português, de Nuno Catarino (crítico de jazz) e Márcia Lessa (fotógrafa), reúne entrevistas a 14 músicos que são representantes desta nova vaga: Ricardo Toscano, João Hasselberg, André Santos, Rita Maria, Desidério Lázaro, Pedro Branco, João Barradas, Gabriel Ferrandini, Sara Serpa, Luís Figueiredo, César Cardoso, Susana Santos Silva, João Mortágua e Pedro Melo Alves.

 

O livro tem edição do Hot Clube de Portugal e é complementado com uma lista de discos essenciais de jazz português do século XXI, uma seleção de pistas de audição para quem queira descobrir ou conhecer melhor o jazz e as músicas improvisadas que se fazem em Portugal.

 

Nuno Catarino nasceu em Esposende em 1979. Licenciou-se em Publicidade e Marketing (ESCS), com pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação (ISCTE-IUL). Tem desenvolvido um trabalho de escrita sobre música, com enfoque particular na crítica de jazz. Em 2003 criou o primeiro blog português sobre jazz, A Forma do Jazz, e colabora com o site Bodyspace (desde 2005) e com a revista/site Jazz.pt(desde 2006), publicando críticas de discos, entrevistas e reportagens de concertos. Colabora com o jornal Público desde 2007, publicando regularmente críticas no suplemento Ípsilon. Em paralelo, colabora na comunicação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima desde 2007. 

 

Márcia Lessa nasceu no Porto em 1979. Licenciou-se em Tecnologias da Comunicação Audiovisual (ESMAE), com especialização em Fotografia, e desde 2002 que mantém uma atividade profissional relacionada com a imagem. Esteve ligada ao fotojornalismo, tendo passado pelo Jornal de Notícias e Correio da Manhã. O registo das artes performativas tem ocupado um lugar de destaque no seu percurso, tendo colaborado com diversas companhias de teatro e vários músicos nacionais e internacionais. Foi fotógrafa no Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) até 2007. Tem colaborado com a Fundação Calouste Gulbenkian, na área da fotografia e do vídeo, desde 2010. 

 

// Duração: 90 minutos

Org.: Câmara Municipal de Loulé / Cineteatro Louletano

 

www.facebook.com/cineteatrolouletano      

  • Bar do Cineteatro Louletano
  • 21:00
  • Entrada gratuita
  • M/12