Cine-Teatro Louletano

ZygZag&Zoom | Laboratório online de Formação e Criação

De 20 a 25 de julho de 2020

Este Laboratório surge na sequência de colaborações várias entre o Município de Loulé, através do Cineteatro Louletano, e a Companhia de Música Teatral, em que as dimensões da criação, da performance e da intervenção artística se têm cruzado com um trabalho de fundo em termos de formação e intervenção educativa.

ZygZag&Zoom segue a natureza artística do trabalho da CMT (explorando múltiplas linguagens artísticas a partir de uma forte raiz musical) e a constatação da necessidade de explorar/questionar/ descobrir/reinventar a utilização da plataforma Zoom, uma das plataformas mais utilizadas nos últimos meses, com tudo o que isso significa de positivo e negativo.

Efetivamente, este é um recurso acessível, amplamente divulgado, funcional, mas limitado (como todas as outras plataformas), e que rapidamente "tomou conta da vida" das pessoas e as "saturou". A razão para estes aspetos negativos tem, sobretudo, a ver com facto de se ter convergido para um uso padronizado da plataforma, onde há pouco espaço para a partilha e criatividade.

Duma forma geral, as várias soluções "à-distância" que se têm encontrado, para continuar a haver "arte performativa" e também "educação", têm ampliado o fosso entre artistas e público, entre professores e alunos, contribuindo para a ideia de que a "arte," bem como a "educação", são "produtos transacionáveis", com produtores e consumidores de conteúdos agora ainda mais claramente separados pela distância porque deixou de ser possível partilhar o espaço físico onde a "transação" decorre.

Em ZygZag&Zoom os artistas-educadores da CMT guiam a exploração de formas de "reaproximar" as pessoas, baseando o seu trabalho em experiências feitas ao longo dos últimos meses que demonstram que isso é possível mas requer experimentação e partilha. E muita imaginação!

O título deste Laboratório remete para “ziguezaguear" no sentido de “procura”, de "pensamento divergente" na "disrupção" das direções pré-estabelecidas. Ou seja, coexistem: a metáfora de ZYG (embrião, célula matricial) que é, aliás, nome de um dos trabalhos de referência da CMT; a metáfora da mudança e busca de direção (Zag), a metáfora de Zoom (nome da plataforma que usamos para ampliar a liberdade criativa dentro da restrição social). Tal como o nome indica, este Laboratório propõe-se realizar uma intervenção artística em Loulé em que estarão aliadas as vertentes de Criação e de Formação.


> Vertente da FORMAÇÃO

Descrição geral: Assegura um total de 18 horas de formação para 15 formandos que participarão nesta ação via Zoom. As 18 horas de formação estão divididas por 3 módulos de 6 horas cada, ministrados sequencialmente.

Filosofia, conteúdos e processos: “Live” e “Together” são princípios que suportam um conjunto de atividades práticas que exploram fronteiras entre linguagens artísticas e que visam o envolvimento ativo de todos os participantes em experiências artísticas realizadas à distância através da plataforma Zoom. A formação mostra formas de continuar a "estarmos juntos" não obstante a separação física. A formação incentiva a descoberta de formas de participação e resultados artísticos transdisciplinares através da utilização de uma das plataformas digitais mais disseminadas no trabalho e ensino à distância dos últimos meses.
Dirigida a formandos com diferentes tipos de perfil, pretende-se contribuir para que estas pessoas possam ter acesso à "togetherness" que a arte permite e, ao mesmo tempo, apontar novos caminhos no relacionamento com as pessoas (nomeadamente crianças) com quem os formandos interagem na sua vida profissional.

Objetivos:
a) Vivenciar experiências de aprendizagem artística multidisciplinar alicerçada na música;
b) Ter acesso a experiências de aprendizagem centradas em processos de partilha, interação e criatividade, usando a plataforma Zoom;
c) Explorar novas formas de potenciar a comunicação entre pessoas, através de videoconferência, tendo como base a criação coletiva;
d) Observar performances ao vivo por um conjunto de artistas da CMT, adquirindo novos vocabulários expressivos;
e) Adquirir novas perspetivas e ferramentas de trabalho com relevância no relacionamento à distância com alunos e pessoas em geral;
f) Participar numa apresentação final ensaio geral de um “espetáculo on-line” aberto a algum público on-line*.

Destinatários: professores, educadores, artistas

Conteúdos: distribuídos por 3 módulos de formação sequenciais (a acreditar por módulos de formação de 6 horas):

Módulo Z (Zyg) (3 horas + 3 horas)
Apresentação e discussão com base em “Poemário” e “Poemário Vivo”; Participação na criação de experiências performativas colectivas, isto é, em que os formandos são colocados perante o desafio de serem "performers" em exercícios que darão origem a "produtos artisticos" originais, criados em conjunto.

Módulo 2Z (ZygZag) (3 horas + 3 horas)
Apresentação e discussão de novos resultados artísticos-educativos transdisciplinares realizados pela equipa CMT. (Isto é, os formandos serão "público de primeiras audições" ; será dado um ênfase especial colocado à exemplificação e discussão de resultados da criação). Participação na criação de experiências
performativas coletivas online (isto é, os formandos são colocados perante o desafio de serem "performers" em exercícios que darão origem a "produtos artisticos" originais, criados em conjunto).

Módulo 3Z (ZygZag&Zoom)
(3 horas + 3 horas): Ensaio geral de uma apresentação final. Apresentação final para “público online*”, via plataforma Zoom, a decorrer no último dia da formação. Discussão e reflexão final.

Horário: A Formação decorre de segunda a sábado por períodos de 3 horas consecutivas**. Os formandos participam à distância, segundo o seguinte horário:
Segunda e Terça: 10h00-13h00
Quarta, Quinta e Sexta: 14h30-17h30
Sábado: 20h00-23h00

*Lotação e destinatários a avaliar em função dos resultados que forem obtidos durante a semana
**Na restante parte do dia os membros da CMT desenvolvem trabalho autónomo de criação/experimentação. Para uma melhor rentabilização da ação de formação, espera-se que os formandos o possam fazer também.


> Vertente da CRIAÇÃO

Descrição geral: Um Grupo de Artistas / Educadores da CMT propõe-se fazer uma residência artísticoeducativa em Loulé, com a duração de uma semana, numa altura em que é importante encontrar novas formas de cumprir as missões educativas e artísticas — das pessoas (educadores e artistas) e dos espaços
(culturais e educativos, com especial relevo para os espaços escolares, há muito necessitados de renovação).
Dentro dos desafios lançados pelas atuais obrigações de distanciamento social, vamos dar Vida e Sentido ao Teatro, procurando novas formas de posicionamento no espaço criativo e performativo. Contribuiremos assim para o cumprimento de uma matriz essencial num espaço como o Cineteatro Louletano no âmbito da Criação, ao mesmo tempo que alimentaremos a construção de novas formas de aliar criação e formação.

Filosofia: Dar-se-á continuidade à marca distintiva do trabalho da CMT que, há mais de quinze anos, argumenta a necessidade de conceção e implementação de modelos de “formação imersiva”.

Objetivos:
a) Identificação e documentação de novos processos, fórmulas de trabalho e resultados transdisciplinares passíveis de serem utilizadas em contextos artísticos e educativos;
b) Realização de performances a realizar pelos artistas CMT, para o público constituído pelos formandos participantes, via plataforma Zoom;
c) Realização de performance a realizar pelos artistas CMT + formandos participantes, no último dia da formação (sábado), para convidados dos formandos participantes, via plataforma Zoom.


Inscrições e + info > cinereservas@cm-loule.pt / 289414604

Data limite para pré-inscrição: 10 de julho de 2020
Preço total: 40 € (Cartão de Amigo aplicável)
Formação certificada pelo Centro de Formação de Professores


www.musicateatral.com

 

Org.: Câmara Municipal de Loulé / Cineteatro Louletano

www.facebook.com/cineteatrolouletano

  • Online
  • Ver programa específico
  • 40 € (Cartão de Amigo aplicável)
  • Educadores, professores e artistas