Cine-Teatro Louletano

Festival Jovens Músicos 2020 / Quarteto Tejo

25 de setembro de 2020

O Festival Jovens Músicos 2020 é uma organização da Antena 2 e RTP, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Câmara Municipal de Loulé e a ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto)
 
Local: Igreja da Misericórdia de Loulé
 
O Quarteto Tejo teve origem nas margens do rio que lhe dá o nome, em Belém, após os quatro músicos residentes no estrangeiro se terem encontrado num curso de aperfeiçoamento e tocado em conjunto.
O entusiasmo por abordar a música sem barreiras formais e experimentar diferentes sentimentos e ideias em união, levou-os a formalizar o quarteto.
Desde a sua formação, em dezembro de 2018, o ensemble já se apresentou em Lisboa, Porto e Castelo Branco. Já em 2019, em abril, foi um dos grupos selecionados para a residência artística em West Dean College, Inglaterra, onde recebeu instrução intensiva do Quarteto Chiligirian. Outros mentores que orientam o quarteto são os professores Paul Wakabayashi e Paulo Gaio Lima. Em julho 2019, o grupo obteve o 1º prémio no concurso Prémio Jovens Músicos, categoria Música de Câmara - nível superior. Para a temporada 2019/2020 estão agendados concertos na Fundação Calouste Gulbenkian, Palácio Foz, Palácio da Ajuda, Museu Nacional dos Coches, Palácio Nacional da Pena, Casa da Música, Festival de Música de Setúbal, Festival do Estoril, Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e Festival Crans Montana Classics (Suíça).
Recentemente, participaram no ciclo “Ouvidos para a Música” em parceria com o maestro Martim Sousa Tavares, deram Masterclass e um recital no Conservatório Regional de Música de Viseu e participaram no Festival Jovens Músicos na Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2021 irão gravar o seu primeiro álbum, com o apoio da Fundação GDA.
O Quarteto Tejo é um bilhete para Portugal de Inglaterra, Suíça, Bélgica e Alemanha; é uma viagem de quatro indivíduos à exploração do seu gosto comum pela música.
 
// Duração: 60 minutos
Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Loulé
 
  • Igreja da Misericórdia de Loulé
  • 21:30
  • Entrada gratuita, limitada, requerendo levantamento prévio de convite na receção do Cineteatro Louletano até 22 de set às 18h00
  • M/6