“Mistério da Cultura” é, em princípio, sobre cultura, arte e os seus modelos de produção, representação e apoio, mas nunca se sabe.
Este espetáculo premiado é uma rede de motivações, um thriller burocrático dançado, um enigma de décadas por desvendar.
O que de misterioso tiver acontecido ou vier a acontecer durante este processo de criação foi ou será completamente alheio à nossa vontade e à nossa transparência. O que fica do desejo inicial de fazer um espetáculo? O que não se vê quando se assiste a uma peça?
Alguém disse ou dirá durante uma transmissão de “Mistério da Cultura”: “Às vezes passo à porta do teatro e lembro-me que a poucos metros de mim está um grupo de pessoas sentadas a olhar para um palco a sentirem o tempo de outra maneira. Só nos separa uma parede, mas são dois tempos completamente diferentes. Engraçado.”
De David Marques / Em colaboração com
Madeleine Fournier, Johann Nöhles, Nuno Pinheiro, Marco da Silva Ferreira, Francisco Rolo, Teresa Silva
/ Vídeo: Diogo Brito /
/Figurinos: Tiago Loureiro /
/Luz: Tiago Cadete /
/Som: Miguel Lucas Mendes /
/Espaço: Tiago Pinhal Costa /
/Direção técnica: Artur Moura /
/Fotografia promocional: Ágata Xavier /
/Residências: Eira/Teatro da Voz, 23 Milhas – Ílhavo, Estúdios Victor Córdon, Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre /
/Administração: Vítor Alves Brotas | Agência 25 /
/Produção: PARCA /
/Coprodução: Teatro do Bairro Alto, Festival Materiais Diversos/
Projeto financiado por Fundação GDA, Fundação Calouste Gulbenkian, República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes / Apoios: Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Escola Superior de Dança – IPL, Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva / Agradecimentos: Ana Bigotte Vieira, Francisco Camacho, Maria de Fátima Loureiro, Gil Mendo, Ângela Marques, Maria Fernanda Pinheiro, Tânia Guerreiro, Teresa Coutinho, Pietro Romani, Tiago Vieira