Cine-Teatro Louletano

Teresa Salgueiro - 91º Aniversário do Cineteatro Louletano

19 de abril de 2021

TERESA SALGUEIRO - 25 DE ABRIL, POR DENTRO DO SILÊNCIO
 
Teresa Salgueiro é, sem dúvida, uma figura artística ímpar no nosso país e constitui uma imagem emblemática de Portugal no mundo.
 
O seu percurso na música inicia-se em 1986 quando, com apenas 17 anos, é convidada para integrar a fundação do grupo Madredeus, gravando 9 discos de música original, criada especificamente para a sua voz. Entre 1987 e 2007, vinte anos de viagem e mais de cinco milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, tornaram-nos nos primeiros representantes internacionais da música feita em Portugal, depois de Amália Rodrigues. E Teresa Salgueiro, com a sua presença discreta e delicada e a sua voz extraordinária, foi a “figura de proa” dessa nau musical.
 
Convites de nomes tão distintos como José Carreras, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carlos Núnez, Angelo Branduardi ou Zbigniew Preisner reconheceram Teresa como uma das grandes cantoras contemporâneas.
Os últimos 13 anos correspondem precisamente ao período que marca a sua independência enquanto intérprete e produtora, desde a saída dos Madredeus em 2007. A partir de 2012, afirma-se ainda enquanto autora da música e palavras que canta, reunidas nos álbuns “O Mistério” e “O Horizonte”.
 
Para uma ocasião tão especial, como será sempre a celebração do 25 de abril de 1974, tão marcante para a nossa história coletiva, a artista preparou - a convite da Câmara Municipal de Loulé - um espetáculo cujo alinhamento presta homenagem a autores que com o seu talento, a beleza e a força da sua música, da sua poesia e a sua capacidade de intervenção, marcaram decisivamente o nascimento da democracia em Portugal.
 
Media Partner: RDP / Antena 1
  • Cineteatro Louletano
  • 19h00
  • €12,00 / €10,00 (para maiores de 65 e menores de 30 anos). Cartão de Amigo aplicável.
  • Público em geral