Cine-Teatro Louletano

Submissão, de Leonardo António (Monstrare 2021)

08 de maio de 2021

Lúcia é violada pelo seu marido e faz queixa. Enquanto luta contra o sistema legal português para colocar o seu marido em Tribunal, descobre que está grávida.

O caso é trabalhado em sessão fechada onde Lúcia representa a mulher num mundo de homens – o assunto é a violação e prostituição no casamento.

 

Para Leonardo António, realizador que tem raízes no Algarve, “SUBMISSÃO” é um filme sobre relacionamentos e escolhas de vida em relação ao casamento e apegos emocionais:

"Durante a minha pesquisa para o guião, tive o prazer de ter colaboradores profissionais que afirmavam que a maioria das questões de violência doméstica são uma consequência e não uma causa. A verdadeira causa é a nossa incapacidade real, como seres humanos, de prever se a pessoa com quem escolhemos estar acabará tendo uma grande experiência ou a pior. Por isso optei por aventurar-me nesse campo de questionamento e, finalmente, explorar o que infelizmente já é uma realidade, pelo menos na sociedade portuguesa: a cultura patriarcal influencia as decisões judiciais. A violação e a prostituição no casamento ainda são um problema na maioria das sociedades patriarcais, onde homens e mulheres são vítimas de maneiras diferentes.

 

Acredito que este filme traz um conjunto de questões que precisam de ser refletidas, senão pelo governo e por toda a sociedade, pelo menos pelos espetadores. Começa por mostrar a perspetiva da mulher, a vítima de violação, a esposa, o protagonista. A maioria das pessoas que viu o filme não tem como saber o quê e quem está certo ou errado no fim. E essa, para mim, é a definição de responsabilidade em termos de guião e produção de filmes. Nós, contadores de histórias, não devemos responder a essas perguntas. Devemos apresentá-los e lembrar que eles ainda existem num mundo onde o feminismo está finalmente a entrar no mundo político".

 

Leonardo António foi galardoado com o Prémio do Júri Internacional com a sua primeira curta metragem “AQUA” no Ekotop Film Festival em 2008. A estreia foi com a longa-metragem “MY ENGINE'S FRAGILE SOUND”, lançado em Portugal em 2013. O seu último filme, “ SUBMISSION ”, será lançado na Primavera de 2021 em Portugal.

 

SUBMISSÃO

de Leonardo António (realizador com raízes algarvias)

Antestreia no Algarve.

 

Duração: 120 minutos

 

FICHA TÉCNICA:

 

Realização: Leonardo António

Produção: Quattuor Pictures

Produtores: Leonardo António

Elenco: Iolanda Laranjeiro, João Catarré, Maria João Abreu

Argumento: Leonardo António

Argumento Original: Leonardo António

Direção de Fotografia (DoP):  Guilherme Daniel

Direção de Som: Júlio Pereira

Misturas de Som: João Eleutério

Figurinos: Filipa Rodrigues

Caracterização: Catarina Santiago

Edição: Leonardo António

Direção Musical: Rodrigo Leão, João Eleutério

 

  • Cineteatro Louletano
  • 17h00
  • Grátis
  • M/13