Isabel e Tita Parra do Chile (concerto para Violeta Parra)

(concerto para Violeta Parra)

Isabel Parra é a filha mais velha de Violeta Parra e Tita Parra é neta de Violeta. Comemorando o centenário do nascimento da cantora, Isabel e Tita estão realizando este ano uma tournée por toda a Europa acompanhadas pelos prestigiados músicos chilenos Greco Acuña e Juan Antonio Sánchez. Neste concerto as artistas revisitam as composições mais emblemáticas de Violeta, passando por temas cuja raiz radica na música popular chilena e latino-americana. São ainda apresentadas criações originais de Isabel e de Tita. O espetáculo – única apresentação a sul do país – apresenta uma sonoridade acústica, repleta de ritmos chilenos e latino-americanos reinventados, contando com instrumentos como guitarras acústicas, cuatro venezuelano, charango, percussões e flauta transversal.

Parra é pouco conhecida em Portugal, mas foi graças a ela que, nos anos 50, a música tradicional chilena viveu um período áureo de resgate e valorização: em viagem pelo país, mapeou ritmos, danças e canções, reunindo um espólio de cerca de três mil canções tradicionais. Depois, na década de 60, a sua defesa do património colocou-a na frente do movimento da nueva canción, que não foi mais que a música de intervenção do Chile de Salvador Allende. Violeta Parra pode ser considerada a mãe da canção comprometida com a luta dos oprimidos e explorados, tendo sido autora de páginas inapagáveis como a canção “Volver a los 17”. Outro dos seus temas, “La Carta”, cantado em momentos de enorme comoção revolucionária, nas barricadas e nas ocupações, tem entre os seus versos o que diz “Os famintos pedem pão; chumbo lhes dá a polícia”. Mas as suas canções não são apenas marcadas por versos demolidores contra toda a injustiça social. O lirismo dos versos de canções como “Gracias a la vida” (gravada por Elis Regina) embalou o ânimo de gerações de revolucionários latino-americanos em momentos em que a vida era questionada nos seus limites mais básicos.

Org.: Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017 / Apoio: Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (Chile) / Parceria: Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano

• 5 €