Monstrare - IV Mostra Internacional de Cinema Social

De 18 a 20 de janeiro de 2018

“Monstrare”, palavra latina que significa tornar algo visível, ou denunciar, dá novamente o mote para a 4.ª Mostra Internacional de Cinema Social promovida pela Câmara Municipal de Loulé/Loulé Film Office. Este é o primeiro evento em Portugal dedicado exclusivamente ao cinema sobre temáticas sociais, sendo também o primeiro evento de cinema na Europa em 2018.

Além da apresentação de filmes (curtas e longas metragens), centrada sobretudo na produção rodada em Loulé e noutros pontos da região algarvia, haverá ainda espaço para conferências e masterclasses com reconhecidos atores e realizadores, bem como conversas abertas aos interessados desta área e ao público em geral em torno da criação cinematográfica e dos seus desafios de futuro.

>> 18 jan | 21h30 | Auditório do Convento Espírito Santo

. IVAN, de Bernardo Lopes (curta-metragem)
Chelsea Film Festival (New York) – Melhor Realizador
Laughlin Film Festival – Grande Prémio do Júri

No dia do seu aniversário, Ivan enfrenta as consequências de uma adolescência imprudente e leviana. Rodada integralmente em Quarteira, esta curta-metragem tem feito um percurso internacional surpreendente.

. SAM, de Diogo Simão (curta-metragem)

Rodada parcialmente no Ameixial, esta curta-metragem conta-nos a história de uma bailarina de hip hop que se sente culpada pela morte da melhor amiga. Seguimo-la na sua estrada para a redenção.

>> 19 jan | 21h30 | Cine-Teatro Louletano

. THAT GOOD NIGHT, de Eric Styles (longa-metragem) – falada em inglês, não legendada

Ralph (John Hurt) é a personagem principal do filme, baseado numa peça de teatro escrita por NJ Crisp. Tendo sido um famoso guionista no passado, Ralph está agora com mais de 70 anos, é doente terminal e está em luta para restaurar o equilíbrio na sua família, chegar ao termo com os seus princípios morais e morrer com dignidade. O desejo de Ralph é o de reconciliar-se com o seu filho Michael e certificar-se de que ele não se transforma num fardo para a sua querida esposa Anna quando ele for “para aquela boa noite”. Rodado em 2016, tendo como cenário principal o concelho de Loulé, este filme foi o último protagonizado por Sir John Hurt na sua longa carreira. O ator faleceu em janeiro de 2017 vítima de doença prolongada.

>> 20 jan | 21h30 | Cine-Teatro Louletano

. SÃO JORGE, de Marco Martins (longa-metragem)
Festival de Veneza 2016 – Melhor Ator na Categoria Horizontes (Nuno Lopes)

Jorge, boxeur, desempregado, corre o risco de perder o seu filho e a sua mulher, quando esta decide regressar ao Brasil. Em desespero, aceita trabalho numa empresa de cobranças difíceis. Ironicamente, Jorge passa a intimidar aqueles que, como ele, se vêem a braços com dívidas que não conseguem pagar. Impele-o a fé numa vida melhor para a sua família, mesmo quando se vê empurrado para um caminho de marginalidade.

Org.: Câmara Municipal de Loulé / Loulé Film Office

Apoio: Cine-Teatro Louletano