Conversas à Quinta, com Paulo Lameiro

22 de fevereiro de 2018

Musicalmente: porque muito antes de os homens organizarem os sons, os sons organizaram os homens.

A abrir esta rubrica regular em 2018, o Cine-Teatro tem o prazer e a honra de acolher um dos mais aclamados musicólogos e comunicadores portugueses, o contagiante Prof. Paulo Lameiro, que vem a Loulé falar-nos sobre o papel da música na infância e sobre os projetos/dinâmicas, reconhecidos nacional e internacionalmente, que tem desenvolvido, sobretudo na área dos concertos para bebés.

Paulo Lameiro nasceu em 1965, em Pousos, concelho de Leiria. Fez os primeiros estudos de música na Filarmónica da sua aldeia natal. Tem o Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e é licenciado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduado em Etnomusicologia também pela UNL. Foi Vice-Presidente da Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e membro da Direção, e integrou o Conselho Científico do Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa.

Foi fundador da Escola de Artes SAMP, onde desenvolve atualmente vários programas no âmbito da pedagogia musical e dos efeitos terapêuticos da Música com bebés, idosos, reclusos, doentes mentais, pessoas com deficiência, colaborando ainda com o serviço de pediatria do Hospital de Santo André.

Paulo Lameiro foi fundador e maestro titular da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

É pai do Simão e da Natércia, tendo como passatempo a criação de carpas Koi, para quem gosta de olhar calma e demoradamente.

• Bar do Cine-Teatro
  • Entrada gratuita