Cine-Teatro Louletano

Attraction, pela Compagnie Kham (França) / Fiend, pela Casson&Friends (Reino Unido)

28 de abril de 2018

[no âmbito da 4.ª edição do festival encontros do DeVIR]

 

Attraction cruza as artes tradicionais do Sudoeste Asiático (dança, música, máscaras), o trabalho nos arrozais, com as técnicas do hip hop e da dança contemporânea e imagens gráficas geradas em tempo real pelas novas tecnologias. A confluência entre a dança e as artes digitais. Uma união interativa onde o movimento cria a imagem, onde o vídeo inspira a dança.

 

É uma história, um jogo de equilíbrio entre o coreógrafo e o artista digital, entre o movimento e as artes visuais, entre o natural e o urbano, entre a tradição e a contemporaneidade. Esta criação propõe uma viagem por uma atmosfera onírica, que assenta numa pesquisa pessoal pelas origens, pelas forças que regem o universo e pelas atrações que comandam os nossos destinos.

 

Coreografia e interpretação: Olé Khamchanla / VJing: Rochel Mancip aka VJ Zero / Música: Léo Jourdain / Iluminação: Jessica Farinet / Cenografia: Olé Khamchanla e Gisèle Madelaine / Fotografia: VJ Zero / Produção: KHAM / Apoios: Ministère de la Culture, Région Auvergne Rhône-Alpes, Conseil départemental de la Drôme, Communauté de communes Porte de DrômArdèche

 

 

 

Fiend é uma proposta artística na qual o performer interage com projeção de vídeo em tempo real. Parte da obra “L’après midi d'un faune”, de Nijinsky, explorando questões relacionadas com a conexão, o modo como vemos e como somos vistos. Este trabalho resulta de uma primeira colaboração entre Tim Casson e Tom Butterworth (técnico de imagem), e utiliza a imagem em tempo real de uma forma inovadora para revelar um mundo mágico no qual o performer é multiplicado. As suas ações são deslocadas no tempo e apresentadas em novos contextos. Fiend revela um personagem muito humano, que procura conexões no seu mundo virtual.

 

Interpretação: Tim Casson / Programação e operação de imagem: Tom Butterworth / Música: Claude Debussy e Jamie McCarthy / Figurinos: Jay Barry Matthews / Iluminação: David Salter / Fotografia: Alisa Boanta / Apoios: dancedigital & University of Bedfordshire, Greenwich Dance, DanceEast Jasmin Vardimon Company e Arts Council England

 

 

Duração: 60 minutos

Organização: DeVIR/CAPa / Estrutura financiada por: República Portuguesa – Ministério da Cultura | Direção-Geral das Artes / Iniciativa co-financiada por 365 Algarve/Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Faro, Câmara Municipal de Loulé e Câmara Municipal de Lagos / Parceiro media: jornal “barlavento”

 

www.facebook.com/devir.capa

www.facebook.com/cineteatrolouletano

  • Sala de espetáculos
  • 21:30
  • 5 €
  • M/12