Cine-Teatro Louletano

David Fonseca

16 de junho de 2018

[concerto de apresentação no Algarve do novo disco]

“Get Up”, ainda em Dezembro passado, e “Oh, My Heart” mais recentemente, são os temas que que até à data David Fonseca nos revelou e que nos permitem fantasiar sobre o que será o seu novo disco – “RADIO GEMINI”. Canções que, frequente em David, nos surpreendem e transportam para ambientes musicais nunca antes tão explorados pelo songwriter. Um excelente prenúncio para o que este “RADIO GEMINI” será em palco.

Um dos mais carismáticos criadores nacionais, David Fonseca é indissociável da banda a que deu voz, o grupo Silence 4. Com um primeiro disco em 1998 “Silence Becomes It”, o grupo rapidamente atingiu um nível de sucesso invulgar. Em 2001, efetuaram a sua última digressão, tendo suspendido a sua atividade até 2014, ano em que se reuniram para a realização de quatro espetáculos especiais.

Em 2003, David Fonseca iniciou a sua carreira a solo com “Sing Me Something New”, que rapidamente o confirmou como uma figura ímpar da criação musical. Até à data publicou mais cinco álbuns a solo, sendo o inesperado “Futuro Eu”, o mais recente, uma aventura totalmente percorrida em português, algo inédito no percurso de David Fonseca, se excetuarmos a experiência ocorrida em torno da obra de António Variações com o projeto coletivo “Humanos” que dividiu com as vozes de Camané e de Manuela Azevedo.

Não por coincidência, também os companheiros nos “Humanos” fizeram parte de um projeto absolutamente inovador no panorama musical nacional divulgado no início de 2017 – “Bowie 70”, um registo discográfico de homenagem ao “camaleão” da pop David Bowie inteiramente concebido e tocado por David Fonseca, em que contou a colaboração de Ana Moura, António Zambujo, Márcia, Afonso Rodrigues, Rui Reininho, Marta Ren, Catarina Salinas, Tiago Bettencourt, Aurea e Rita Redshoes.

A sua atividade tem-se desenvolvido ainda com uma forte componente performativa nos palcos nacionais e internacionais, sempre surpreendente ao nível plástico. As suas prestações ao vivo são memoráveis para todos quantos a elas assistem e as suas canções são desde há muito representativas do que de mais importante tem sido produzido a nível musical – “Someone That Cannot Love”, “Who are U?”, “Superstars”, “A Cry 4 Love”, “U Know Who I Am”, “What Life Is For” ou “Futuro Eu” são apenas alguns dos temas compostos por David Fonseca que lideraram as tabelas de airplay nacionais.

Criador multi-facetado, David Fonseca tem desenvolvido ainda a sua personalidade artística também na área da imagem, realizando os seus próprios videoclips, exposições fotográficas ou com a publicação do livro "Right Here, Right Now" (Tinta da China), uma recolha de 132 fotografias Polaroid entre as inúmeras imagens produzidas por David Fonseca neste formato entre 1998 e 2008.

Com uma dinâmica invulgar com o público, David Fonseca desde há muito que dedica especial atenção à relação com os seus fãs, tendo criado a comunidade baseada no seu site, o “Amazing Cats Club”, ou destacando-se nas plataformas sociais, com uma forte e criativa implantação no Instagram com 60.000 seguidores, e Facebook, esta última com mais de 350.000.

www.davidfonseca.com
www.youtube.com/davidfonsecamusic
www.facebook.com/davidfonsecamusic
www.twitter.com/davidfonseca
www.instagram.com/davidfonseca

 

Duração: 80 minutos

Org.: Câmara Municipal de Loulé / Cine-Teatro Louletano

 

www.facebook.com/cineteatrolouletano

  • Sala de espetáculos
  • 21:30
  • 12 € / 10 € para maiores de 65 e menores de 30 anos (Cartão de Amigo aplicável)
  • M/06