Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a

29 de setembro de 2018

De: Victor Hugo Pontes

A Gaivota, de Anton Tchekhov, é o ponto de partida para esta criação de dança de Victor Hugo Pontes, embora aqui não se trate de transpor o enredo para o movimento, ou de moldar as personagens a uma linguagem artística distinta do teatro. Um texto enquanto ponto de partida – uma das peças mais importantes da contemporaneidade – é o desafio a que o coreógrafo se propõe. O texto de A Gaivota é, entre muitas outras coisas, uma sucessão de tentativas de criação e de existência: a reflexão sobre o ato criativo é um dos pontos mais fortes desta peça de Tchekhov, e um dos que mais interessa a Victor Hugo Pontes. Depois, há a composição de enredos a partir de acontecimentos banais, o desenho das personagens enquanto seres humanos comuns e o jogo do ato criativo, numa espécie de teatro-dentro-do-teatro avant la lèttre. N’A Gaivota, como em “Se alguma vez precisares da minha vida, vem e toma-a”, o trivial torna-se trágico, a vida comum torna-se criação.

Direção e coreografia: Victor Hugo Pontes / Cenografia: F. Ribeiro / Desenho de luz e direção técnica: Wilma Moutinho / Música original: Rui Lima e Sérgio Martins / Apoio dramatúrgico: Madalena Alfaia / Assistente de coreografia: Marco da Silva Ferreira / Interpretação: Ángela Diaz Quintela, António Matos, Daniela Cruz, Félix Lozano, João Cardoso, Leonor Keil,  Marco da Silva Ferreira, Valter Fernandes, Vera Santos, Victor Hugo Pontes / Direção de produção: Joana Ventura / Assistente de produção: Mariana Lourenço / Co-produção: Nome Próprio, Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato / Apoio residência artística: Novo Ciclo ACERT, O Espaço do Tempo / Apoio: Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto

A Nome Próprio tem o apoio da Repúbli­ca Portuguesa – Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes e é uma estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto.

Duração: 105 minutos (com intervalo)

• 10 € / 8 € para maiores de 65 e menores de 30 anos (Cartão de Amigo aplicável)