The Walk #2, de Cátia Pinheiro

18 de outubro de 2018

Período de residência em Loulé: 7 a 14 outubro

O Festival Verão Azul, organizado pela estrutura transdisciplinar casaBranca (Lagos), abriu um novo ciclo, passando a evento bienal. A próxima edição acontecerá em 2019 mas, entretanto, a organização quer aprofundar as suas relações com o território e convidar artistas a deslocarem-se em residências artísticas à região do Algarve. Cada residência propõe ao artista convidado refletir sobre a influência do território na sua criação, envolvendo uma ligação com pessoas, processos e modos de viver locais. Todos os artistas que a região acolhe em residência integrarão a programação da 9.ª edição do Festival Verão Azul, a decorrer em outubro de 2019. Para Loulé, numa lógica de co-produção com o Cine-Teatro Louletano, estão previstas três residências a decorrer durante o mês de outubro deste ano: Cátia Pinheiro, Raquel André e Gustavo Ciríaco.

Cátia Pinheiro desloca-se em residência a Loulé para a adaptação do seu projeto “The Walk #2”, um percurso áudio site-specific que se serve de uma cidade e de pequenas ficções dela extraídas para nos tentar conduzir numa viagem única e pessoal, através da perspetiva individual de cada espetador. Exploram-se fronteiras entre interior e exterior, público e privado, individual e coletivo, ficção e realidade. Em Loulé a artista recolherá o quotidiano da localidade numa criação que servirá à cidade para pensar os seus percursos e as suas rotinas. Durante a residência, em sessão pública, Cátia Pinheiro e sua equipa apresentam à cidade o processo e práticas de criação, em dia/hora/local a anunciar.

Criação e locução: Cátia Pinheiro / Texto: Cátia Pinheiro & José Nunes / Sonoplastia e edição áudio: Vasco Rodrigues e Cátia Pinheiro / Produção executiva: Natasha Bulha Costa / Produção Estrutura

[Residências Verão Azul]

Produção: casaBranca / Co-produção: Cine-Teatro Louletano, Teatro das Figuras (Faro) / Apoio: Câmara Municipal de Lagos, LAC – Laboratório de Actividades Criativas

A casaBranca é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes