Música Clássica para Todos | Osvaldo Ferreira e convidados

De 18 a 23 de março de 2019

O reconhecido maestro, pedagogo e comunicador Osvaldo Ferreira ruma a Loulé para descomplicar a música clássica ao longo de uma semana (em modo intensivo) dedicada a este cativante e riquíssimo universo musical, a qual inclui: conversas performativas para o público em geral; sessões informais de mediação musical nas escolas do 2.º ciclo; concertos comentados; performances na cidade em contextos outdoor com alunos do Conservatório de Música de Loulé; uma carta branca com diversos convidados especiais numa volta ao mundo musical; e uma masterclass para alunos e docentes do ensino especializado da música.

» 18 a 20 março | 18h30 às 20h30

Conversas descontraídas à volta da música clássica [curso informal]*

» 19 a 21 março | manhãs e tardes

Conversas performativas: A música clássica em 60 minutos?

(a realizar em contexto escolar)

» 21 março | 21h30

Recital de piano por Fuzjko Hemming (comentado por Osvaldo Ferreira)

» 22 março | 21h30

Carta Branca a Osvaldo Ferreira (com 11 convidados especiais)

» 23 março | 10h00 às 13h00 / 14h30 às 16h00

Masterclass sobre novas metodologias para o ensino das cordas / Método Suzuki: 25 anos em Portugal*

» 24 março | 17h00

Concerto com Orquestra Filarmónica Portuguesa

(a realizar no Cine-Teatro Louletano)

*Requer inscrição prévia, limitada: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604

Osvaldo Ferreira concluiu o Curso Superior de Violino pelo Conservatório de Música do Porto, sendo-lhe atribuído nesse ano, pela Fundação Engenheiro António Almeida, o prémio de melhor aluno. Concluiu o Mestrado em Direção de Orquestra em Chicago e pós-graduação no Conservatório de São Petersburgo, na classe de Ilya Mussin. Laureado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev, na Rússia, recebeu do maestro David Zinman uma “Fellowship” do Aspen Music Festival, nos Estados Unidos da América, onde frequentou a American Conductors Academy e recebeu o prémio “Academy Conductor” em 2001. Foi assistente de Claudio Abbado em Berlim e Salzburgo, e tem sido maestro convidado regular de todas as principais orquestras e festivais de música de Portugal, tendo dirigido importantes orquestras na Rússia, Europa Comunitária, Brasil e Estados Unidos da América.

Org.: Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano

• Auditório do Solar da Música Nova
  • Ver programa específico
  • 5 € (por concerto, a 21 e 22 mar) / 15 € (masterclass a 23 mar) [os restantes eventos são de entrada livre]