Pedro Jóia

De 16 a 18 de maio de 2019

Ciclo Instrumentalia (I)

O nome maior da guitarra clássica em Portugal, Pedro Jóia, aceitou o convite para três dias de prazerosa exploração dos mistérios e potencialidades daquele estimulante instrumento. Em Loulé estão previstas idas às escolas para conversas performativas de mediação musical, um concerto comentado a partir de obras, compositores e intérpretes selecionados pelo convidado e uma masterclass destinada a alunos e docentes do ensino especializado da música.

» 16 a 17 maio | manhãs e tardes

Conversas performativas

(a realizar em contexto escolar)

» 17 maio | 21h30

Concerto comentado

» 18 maio | 10h00 às 13h00 (nível inicial – até ao 4.º grau) / 14h00 às 20h00 (nível avançado – a partir do 5.º grau)

Masterclass sobre guitarra clássica*

*Requer inscrição prévia, limitada: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604

Pedro Jóia é guitarrista, compositor e diretor musical. Começou a tocar guitarra aos sete anos de idade e depois iniciou-se no universo do flamenco. Aos 19 anos começa a tocar profissionalmente tanto a solo como em diferentes formações na Europa, Ásia, América do Sul e África. Compõe regularmente para teatro e cinema, e lançou seis discos em nome próprio. Entre 1997 e 2003 lecionou na Universidade de Évora. Nos cinco anos seguintes viveu no Brasil e tocou regularmente com Ney Matogrosso, Yamandú Costa e Gilberto Gil, entre outros. Em 2008 recebeu o Prémio Carlos Paredes com o seu álbum À Espera de Armandinho. Já em 2011 iniciou uma colaboração estreita com alguns dos nomes mais promissores do novo fado, como Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro, explorando abordagens musicais inovadoras para o fado tradicional. A partir de 2012 toca em concerto e em gravações com Mariza, bem como com o coletivo Resistência, para além do seu projeto “Pedro Jóia Trio”.

Org.: Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano

• Auditório do Solar da Música Nova
  • Ver programa específico
  • 5 € (concerto a 17 maio) / 10 € ou 20 € (masterclass a 18 maio: nível iniciado – até ao 4.º grau; ou avançado – a partir do 5.º grau)