Conversas à Quinta, com Nuno Carinhas

16 de maio de 2019

Nuno Carinhas nasceu em Lisboa em 1954. Pintor, cenógrafo, figurinista e encenador.

É membro da Sociedade Portuguesa de Autores. Estudou Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Como encenador, destaca-se o trabalho realizado com o Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, e com estruturas como Cão Solteiro, ASSéDIO, Ensemble, Escola de Mulheres e Novo Grupo/Teatro Aberto. Entre a extensa lista de companhias e instituições com quem colaborou, contam-se também o Teatro Nacional de São Carlos, Ballet Gulbenkian, Companhia Nacional de Bailado, A Escola da Noite, Teatro Bruto, Teatro Nacional D. Maria II, São Luiz Teatro Municipal, Chapitô e Os Cómicos.

Como cenógrafo e figurinista, tem trabalhado com criadores como Ricardo Pais, Fernanda Lapa, João Lourenço, Fernanda Alves, Jorge Listopad, Paula Massano, Vasco Wellenkamp, Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Joaquim Leitão, entre outros. Nas suas encenações, tem contado com a colaboração de criadores de múltiplas áreas e disciplinas, como: João Mendes Ribeiro e Nuno Lacerda Lopes (cenografia); Vera Castro e Ana Vaz (cenografia e figurinos); Bernardo Monteiro, Vin Burnham e Mariana Sá Nogueira (figurinos); Francisco Leal (desenho de som); Nuno Meira, Paulo Graça, Daniel Worm d’Assumpção, Carlos Assis, Dominique Bruguière, João Carlos Coelho e Rui Simão (desenho de luz); Luís Madureira e João Henriques (voz e elocução).

Dos espetáculos encenados para o TNSJ, refiram-se: O Grande Teatro do Mundo, de Calderón de la Barca (1996); A Ilusão Cómica, de Corneille (1999); O Tio Vânia, de Tchékhov (2005); Todos os que Falam, quatro “dramatículos” de Beckett (2006); Beiras, três peças de Gil Vicente (2007); e Tambores na Noite, de Bertolt Brecht (2009).

Foi diretor artístico do TNSJ entre março de 2009 e dezembro de 2018.

Org.: Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano

• Bar do Cine-Teatro