Fake | Inês Barahona & Miguel Fragata (ciclo Implikação #2)

24 de abril de 2020

[ no âmbito do ciclo IMPLIKAÇÃO #2 ]

“Fake” gravita em torno da figura de Norma B.: uma famosa escritora de romances policiais. Na sua bibliografia encontra-se um título curioso: “Como Assassinar O Seu Marido”, a história de uma mulher que, como o próprio nome indica, não termina sem que o seu marido seja assassinado. É esse título que lhe traz notoriedade, pela circunstância de, alguns anos depois, Norma ser detida, acusada pela misteriosa morte do seu próprio marido – um famoso professor de culinária.

Mesmo antes de poder pronunciar-se, Norma é julgada publicamente. A sua obra é a prova irrefutável da sua culpa. Os textos escritos por si para dar voz às suas personagens, às suas criaturas, são imputados à criadora. Os seus movimentos mudos, escrutinados em todas as redes sociais. Um súbito close-up sobre a forma como transporta um saco de lixo parece dizer tudo, segundo os seus vizinhos. Para a imprensa mundial, a autora de um título tão sugestivo só pode ter as piores das intenções. A verdade parece evidente, não?

“Fake” explora as tensões entre a verdade e a mentira, informação e desinformação, crenças individuais, coletivas e a nossa propensão para acreditar nos preconceitos que carregamos. Em “Fake”, o Teatro dialoga com o Cinema, numa tentativa de destrinçar a verdade da mentira. A câmara faz o papel de um polígrafo implacável, procurando distinguir um bom actor de um mau mentiroso, num derradeiro close-up.

Encenação: Miguel Fragata / Texto: Inês Barahona e Miguel Fragata / Com Anabela Almeida, Carla Galvão, Duarte Guimarães e João Monteiro / Participação especial: Beatriz Batarda, Sandra Faleiro ou Teresa Madruga / Interpretação vídeo: Beatriz Batarda, Cirila Bossuet, Isabel Abreu, Madalena Almeida, Márcia Breia, Sandra Faleiro, Sílvia Filipe, Teresa Madruga, Miguel Fragata entre outros / Vídeo: Tiago Guedes / Música: Hélder Gonçalves / Cenografia: Henrique Ralheta / Figurinos: José António Tenente / Desenho de Luz: Rui Monteiro / Desenho de Som: Nelson Carvalho / Direção técnica: Cláudia Rodrigues / Operação vídeo: Bernardo Santos, Francisco Romão / Produção: Formiga Atómica / Clara Antunes e Luna Rebelo / Co-produção: TNDMII, TNSJ, Cineteatro Louletano, Formiga Atómica / Apoio à residência artística: Centro Cultural de Belém, Polo Cultural das Gaivotas | Boavista, Companhia Olga Roriz / Apoio: ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação
A Formiga Atómica é uma entidade financiada por República Portuguesa - Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes

Crédito da foto: Pedro Macedo/Framed Photos

// Duração: 120 minutos