Cine-Teatro Louletano

Fórum de Dança Inclusiva | Dançando com a Diferença

De 27 a 28 de abril de 2020

[ no âmbito da parceria estratégica com o Grupo Dançando com a Diferença (Madeira), ASMAL, UNIR e Associação EXISTIR ]

PROGRAMA

> 27 abr | 10h00-13h00 | Cineteatro Louletano
Workshop: Introdução à Dança Inclusiva, por Henrique Amoedo
Para jovens, adultos e seniores, com e sem deficiência, com e sem experiência em dança
Entrada gratuita, limitada
Requer inscrição prévia: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604

(…) Dançar com o Corpo não apesar do corpo (Amoedo:2002) é o desafio que Henrique Amoedo lança à população de Loulé para que possam, através de uma primeira experiência em Dança Inclusiva, sentirem o efeito libertador da dança contemporânea sem quaisquer preconceitos.


> 28 abr | 10h00-13h00 | Auditório do Solar da Música Nova
Palestra 'Dança Inclusiva: o caso Dançando com a Diferença' + Debate, por Henrique Amoedo e convidados
Para profissionais da área e outros interessados
Entrada gratuita, limitada
Requer inscrição prévia: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604

Surgindo na Ilha da Madeira, o Dançando com a Diferença aparece como projeto piloto no ano de 2001 por iniciativa do seu atual Diretor Artístico, Henrique Amoedo. Passados 20 anos, esta associação e companhia de Dança Inclusiva conseguiu instituir-se como uma importante referência nacional e internacional a nível do trabalho artístico, cultural e pedagógico junto das populações de jovens e adultos com deficiência e não só.
Nesta palestra, onde também haverá momentos de interação com o público, Henrique Amoedo fará uma viagem ao percurso artístico, criativo e estrutural do que foi, do que é e quais os objetivos desta associação que dirige, não deixando de fora um olhar crítico sobre si mesmo e o ambiente cultural/artístico circundante. Nesta reflexão, a interação com o público e as suas experiências também auxiliarão na construção deste raciocínio.
No final da palestra há um debate que junta igualmente outros profissionais convidados que têm desenvolvido práticas e projetos relevantes no domínio da Inclusão pela Dança a nível do Algarve e do resto do país.

 


> 28 abr | 18h00-20h00 | Auditório do Solar da Música Nova
Masterclass 'Dança Inclusiva', por Henrique Amoedo
Para profissionais da área e outros interessados
Preço: 10 € (sem descontos aplicáveis)
Requer inscrição prévia, limitada: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604

Conhecimento e compreensão são as bases da masterclass de Henrique Amoedo para os profissionais da dança e diferentes áreas das artes de Loulé. Conhecer os diferentes corpos e movimentos serão elementos fundamentais e básicos para a compreensão inicial do que é a Dança Inclusiva/Amoedo.


"Com a apresentação desta programação temática em Loulé lançamos um novo vetor estratégico a nível da oferta regular do Cineteatro, centrado na dimensão inclusiva da Dança, o qual se vem juntar aos três eixos programáticos que temos vindo a consolidar nos últimos anos: as encomendas musicais juntando artistas do Algarve com reconhecidas figuras nacionais (ciclo “O Longe é Aqui”); a Arte para a Infância, nomeadamente, mas não só, a sua vertente formativa; e os diálogos experimentais entre música instrumental e imagem, a par das novas abordagens exploratórias à arte sonora, de que o festival Som Riscado é o exemplo maior.

Pretendemos criar uma dinâmica alargada, de continuidade, que, cruzando Dança e Inclusão, congregue não só as instituições do concelho de Loulé e da região que trabalham com pessoas com deficiência como a demais comunidade, não só ao nível das escolas como a ligada aos projetos sociais da autarquia desenvolvidos com as populações jovem e sénior.

O reconhecido Grupo Dançando com a Diferença é o nosso parceiro associado neste desafio, por ser um exemplo pioneiro a nível nacional no trabalho de mudança da imagem social e inclusão de pessoas com deficiência na sociedade através da arte de dançar. Não obstante as boas práticas já existentes em Portugal, crescentes a partir de 2000, ainda há algum caminho a percorrer no que concerne à equidade social, nomeadamente na forma de participação das pessoas desde o período inicial de formação (de modo a que a igualdade de condições durante esse processo aproxime todos, gerando diferentes referenciais que contribuirão para o desenvolvimento harmónico do próprio grupo), bem como a nível da legislação mais específica e do surgimento de projetos profissionais que aceitem a participação de pessoas com deficiência em igualdade de condições com os demais artistas sem deficiência.

Este Fórum de Dança Inclusiva inclui um workshop de dança com a comunidade, uma palestra com debate e uma masterclass para profissionais da área e outros interessados, bem como, complementarmente, a apresentação da criação da prestigiada coreógrafa Tânia Carvalho para o Grupo Dançando com a Diferença."

Paulo Pires, programador


Parceria estratégica: Município de Loulé [Cineteatro Louletano e Divisão de Coesão e Inovação Social], Grupo Dançando com a Diferença, ASMAL, UNIR e Associação Existir
Assessoria artística: Sara Martins

  • Sala de espetáculos + Auditório do Solar da Música Nova
  • Ver programa específico
  • Ver programa específico
  • Público em geral