Cine-Teatro Louletano

Doesdicon | Tânia Carvalho com Grupo Dançando com a Diferença

29 de abril de 2020

[ no âmbito do Dia Mundial da Dança ]

"Composição para desenho de movimentos fixos, não rígidos. Trabalho dos contrastes rítmicos do corpo em deslocação ou não.
Passa uma pessoa…
Mas não. São mais pessoas. Uma aqui, outra mais ali.
E aquela? Não estava ali antes. Ou estava? Estava fixa num ponto e não a vi antes.
Os movimentos fixos são depois libertados. Não contra estes mesmos movimentos. Não para os apagar, mas para os estender a.
Já ali passou mais alguém..."
Tânia Carvalho

 

Coreografia: Tânia Carvalho / Intérpretes: Bernardo Graça, Diogo Freitas, Isabel Teixeira, Joana Caetano, Luís Guerra, Maria João Pereira, Sara Rebolo, Telmo Ferreira / Direção Artística grupo Dançando com a Diferença: Henrique Amoedo / Produção e Comunicação: Diogo Gonçalves / Desenho de Luz: Maurício Freitas e Tânia Carvalho / Adaptação, montagem e operação: Anatol Washke / Música: Diogo Alvim / Voz: Tânia Carvalho, a partir de Lumi potete Piangere, de Giovanni Legrenzi / Figurinos: Aleksandar Protic / Fotografias: Júlio Silva Castro / Realização: Associação dos Amigos da Arte Inclusiva – Dançando com a Diferença


Com um percurso de mais de duas décadas, Tânia Carvalho é uma artista internacionalmente reconhecida. Sendo coreógrafa e bailarina, a sua vontade de expressão não se esgota numa só linguagem. A artista transporta-se frequentes vezes para a composição musical e tem feito passagens assinaláveis por territórios mais distantes da coreografia, como o desenho e o cinema. Assim, Tânia Carvalho constrói a sua cosmogonia misteriosa num conjunto de códigos que transcendem a própria dança. As suas criações vagueiam pelas sombras, pela vivificação da pintura, pelo expressionismo e pela memória do cinema.

Tendo surgido em 2001 na Região Autónoma da Madeira, o Dançando com a Diferença é uma companhia profissional de Dança Inclusiva que se tem destacado a nível nacional e internacional ao longo dos seus 19 anos de atividade. Sob a Direção Artística de Henrique Amoedo, criador do referido conceito de “Dança Inclusiva”, este grupo tem sido pioneiro nos palcos portugueses, desempenhando um papel significativo no âmbito europeu no que toca à Inclusão de pessoas com e sem deficiência no meio artístico, apresentando a público trabalhos de grande qualidade, reconhecidos pelo público e pela crítica especializada.

 

// Duração: 45 minutos

Org.: Câmara Municipal de Loulé / Cineteatro Louletano

 

www.facebook.com/cineteatrolouletano

  • Sala de espetáculos
  • 21:30
  • 8 € / 6 € para maiores de 65 e menores de 30 anos [Cartão de Amigo aplicável]
  • M/6