As Primas de Godot / Folha de Medronho

06 de novembro de 2020

Bolsa de Apoio ao Teatro 2020

As primas de Godot esperam o fim do mundo.

Ouviram dizer que ele vinha aí. E que podia ser a qualquer momento. Que era só uma questão de tempo.

Por isso esperam.

E esperam sem esperança de que alguma coisa, ou alguém possa aparecer de repente para o evitar. E esperam só que, ao menos, seja uma coisa espectacular, grandiosa, digna da grande tragédia humana.
Mas também isso não é certo.

Pode bem acontecer que o fim do mundo não chegue nunca. Pode bem acontecer que sejamos nós todos a acabar primeiro, depois de o termos tornado inabitável para todas as formas de vida existentes e conhecidas.
Pode bem acontecer que esse final não tenha nada de grandioso. Que seja apenas uma asfixia lenta, um definhar progressivo de toda a vida. Pode ser que depois do fim reste apenas um planeta povoado de fantasmas.

Perante esta inevitabilidade anunciada, as primas de Godot preferem esperar sentadas. Para elas é como se o tempo não existisse. Talvez ainda não se tenham dado conta de que cada segundo que passa é um segundo a menos da vida que lhes resta.

Olhos que não vêem, coração que não sente. O que mais lhes dói é esta espera. Não se mexem sequer para ir tentar ver o que se passa, ou tentar mesmo evitar o fim anunciado. Nada. Esperam.

Texto: Pedro Malaquias / Encenação, dramaturgia e ambiente cénico: João de Mello Alvim / Interpretação: Anália de Pina Manuel (estagiária) e Alexandra Diogo / Ambiente sonoro e desenho de luz: Flávio Martins / Fotografia e vídeo: Ana Monteiro e Diogo Simão / Designer de comunicação: Zita Medeiros / Direção de produção: Alexandra Diogo / Assistente de produção: Andreia Oliveira e Silva / Assistente de encenação: Anália de Pina Manuel / Arranjo de figurinos: Lina Brito / Apoio: Miguel Velez e Mariana Teiga

// Duração: 55 minutos

Org.: Câmara Municipal de Loulé / Cineteatro Louletano

• 5 € (sem descontos aplicáveis)