É Isto Uma Dramaturgia? – Workshop de escrita para teatro Alex Cassal & Keli Freitas / Festival ...

De 21 a 22 de novembro de 2020

Workshop teórico-prático que propõe uma reflexão crítica voltada para a criação de textos para teatro.

Afinal, o que seria um “texto para teatro”? O que se deve considerar quando se desenvolve um “texto para teatro”? Com quantas perguntas se constrói um “texto para teatro”?

A partir de um debate sobre as ideias de dramaturgia, o encontro é voltado para a formulação de um pensamento sobre as diferentes abordagens e possibilidades da criação dramatúrgica, e sobre como essas práticas se podem transpor para a cena.

Público-alvo: Atrizes e atores profissionais ou amadores, estudantes de teatro e público interessado na investigação e criação dramatúrgica em geral.

SOBRE O FESTIVAL

Durante praticamente três meses o Mundo parou e durante esse tempo os hábitos alteraram-se. A natureza reagiu, libertou-se de gases tóxicos e mostrou a sua capacidade de regeneração, enquanto o ser humano se acostumava a não sair de casa (se a sua profissão e privilégio o permitisse) e a dar atenção a pequenos detalhes na sua vida.

Muitos não pararam - entre teletrabalho e reuniões em plataformas digitais que nos permitiram continuar ligados, definimos um quotidiano diferente, mas onde livros, música, cinema e espectáculos online foram nossos companheiros. Assumimos, de uma forma mais consciente, a importância das artes nas nossas vidas.

Também nós no Verão Azul passámos por estas experiências e, trabalhando a partir das nossas casas, íamos pensando no nosso futuro de profissionais das artes, vendo os nossos trabalhos perderem a capacidade de autonomia pela precariedade em que vivemos, mas essencialmente, porque precisamos de público e de inter-relações para vivermos.

É assim que este ano, um ano de não-festival, o Verão Azul se propõe parar e respirar, juntamente com os artistas que convidámos a estar em residência connosco em Faro e em Loulé - e que nos propõem um olhar distinto sobre o mundo. Este ano juntamos em 4 meses as Residências Artísticas que iríamos desenvolver durante todo o ano e concentramos num período mais curto as nossas relações com o território do Sotavento Algarvio. E todos vêm com criações que serão marcadas pela experiência global de uma pandemia que (ainda) atravessamos. Promovemos também um Plano de Formação para os profissionais da região, realizado em conjunto com as associações ArQuente e Mákina de Cena.  Com um formato de oficinas intensivas mensais durante o fim-de-semana, cada artista propõe distintas práticas de criação e de relação com os participantes.

Contamos, mais uma vez, com o apoio dos nossos parceiros e co-produtores Cine-Teatro Louletano/Câmara Municipal de Loulé e Teatro das Figuras, com quem seguimos lado a lado na montagem desta programação, e que permitem que este projecto desenvolva, de uma forma mais próxima, as suas relações com o(s) território(s).

Catarina Saraiva
Curadoria Festival Verão Azul