Ópera Russa - Dia Mundial da Ópera no Cineteatro Louletano

25 de outubro de 2020

No Dia Mundial da Ópera, propomos um mix: concerto ao vivo e uma transmissão em vídeo de "Iolanta", a última ópera de Tchaikovsky com alguns dos melhores instrumentistas e cantores russos da atualidade.

O evento, que decorrerá no Cineteatro Louletano, pertence às "Temporadas Russas no Algarve", um festival da música e belas-artes russa clássica e contemporânea.

SINOPSE de "IOLANTA" de P.I.Tchaikovsky

A última ópera de Tchaikovsky (sucede imediatamente à Dama de Espadas) serve-se de um libreto escrito pelo seu irmão Modest, adaptando a peça A Filha do Rei René, do dinamarquês Henrik Hertz (por sua vez, usando uma ideia de Andersen...).

"Idílio dramático em um acto" - a estrutura foi imposição do Teatro - Iolanta passa-se na Provença, no século XV e conta a história de uma princesa cega, cujo pai (René) formatou o seu mundo por forma a que ela nunca descobrisse que o era. Iolanta está prometida a Robert (que ama outra), o qual chega acompanhado do conde Vaudemont. Este enamora-se de Iolanta e conta-lhe a verdade.

O pai, ao saber, condena-o à morte, apenas para que o choque de tal ordem faça Iolanta recuperar a visão (meio preconizado pelo médico Ibn-Hakia), o que de facto acontece. No final, o rei concede a Vaudemont a mão de sua filha e todos entoam um hino ao Criador como agradecimento pela cura de Iolanta.

TEMPORADAS RUSSAS - WORLD OPERA DAY

I PARTE

CONCERTO AO VIVO

Duração 45 min.

L. van Beethoven (1770-1827) Quarteto de cordas Op.59, nº1 "Razumovsky"

III. Adágio morto e mesto

IV.  Theme russe. Allegro

P.I. Tchaikovsky (1840-1893) Quarteto de cordas Op 11 nº1

II. Andante cantabile

IV. Allegro qiusto

Agrupamento:

Vol’Art Ensemble

Emil Chitakov - violino

Zachary Spontak - violino

Ângela Silva - viola de arco

Mikhail Shumov - violoncelo

Intervalo

II PARTE

TRANSMISSÃO VÍDEO DIFERIDA

a partir do teatro Metropolitan Opera de Nova York

duração 80 min.

Ópera "IOLANTA" de P.I.Tchaikovsky

(Com legendas em português)

Maestro

Valery Gergiev

Elenco

Iolanta - Anna Netrebko

Vaudemont - Piotr Beczala

Introdução - musicologa Irina Svechnikova

Dia Mundial da Ópera

O Dia Mundial da Ópera, que se comemora anualmente a 25 de outubro, é uma homenagem internacional a este género, que já possui 400 anos de história. A iniciativa é organizada pelas associações de teatros OPERA America, Opera Europa e Ópera Latinoamérica, somando-se também organizações como a UNESCO e o Instituto Internacional del Teatro (IIT).

• Cineteatro Louletano
  • 17h00