25 anos da Companhia Olga Roriz / Apresentação de livro e documentário

28 de outubro de 2020

A prestigiada coreógrafa Olga Roriz ruma a Loulé não só para levar à cena o espetáculo 'Seis Meses Depois', mas também para apresentar o seu mais recente livro e exibir um documentário sobre o seu processo criativo.

Intitulado '25 Anos: Companhia Olga Roriz', o livro acompanha o percurso da COR de 1995 a 2019, reunindo imagens de todos os espetáculos criados ao longo deste quarto de século dedicado à dança.

Esta publicação é um reduto da memória coletiva e espólio da dança portuguesa. É também uma homenagem aos bailarinos, bem como a toda a equipa que trabalhou nos bastidores de cada uma das peças.

Será também exibido o documentário 'Autópsia – Percurso de uma criação', realizado por Henrique Pina, sobre o percurso criativo de Autópsia (novembro 2019), onde é desvendado o processo de construção de uma linguagem coreográfica. O espetador será levado a percorrer esse caminho da criadora e a forte ligação com os seus intérpretes. Os trabalhos de improvisação e diálogos entre os intérpretes, equipa criativa e a coreógrafa sobre conceitos que assumem uma forte presença nas suas vidas serão a base para diversas sequências exploradas neste filme.

Criada em 1995 pela sua diretora artística Olga Roriz, a COR é uma companhia de dança de autor, tendo apresentado desde a sua fundação 37 criações, resultado de um intenso processo criativo, de investigação, partilha e reflexão. A inspiração e recorrência a instrumentos do universo teatral, literário, cinematográfico e a todo o imaginário criativo dos seus intérpretes conferem a identidade da COR.

// Duração: 120 minutos (aprox.)

Org.: Câmara Municipal de Loulé / Cineteatro Louletano

• Auditório do Solar da Música Nova