Cine-Teatro Louletano

O Céu por cima de cá - Companhia de Música Teatral (via Zoom)

10 de abril de 2021

Link para acesso ao evento O Céu por Cima de Cá
 
O que se passa no céu é um mistério. Nuvens, pássaros e anjos deambulam livremente num espaço sem limites, intangível, volátil e sem forma, mas ao mesmo tempo único onde quer que exista: o céu por cima de cada lugar reflete a paisagem, os sons, as histórias e os desejos de quem o habita.
 
O Céu Por Cima de Cá é uma proposta artística que procura construir um espaço imaginário onde o tempo atual e o passado se (con)fundem, o espaço real e o virtual se interligam, o quotidiano e a arte se cruzam. Um “céu” habitado por personagens movidos a música e movimento, capazes de falar a linguagem dos pássaros e dos anjos, mas sobretudo os múltiplos dialetos, formas, cores e sons com que se pode dar asas à poesia.
 
Imagens recolhidas em processos de interação das personagens com o local (num registo de performance no espaço público) coabitam com registos de filmes e documentários antigos, há pássaros que crescem na ponta dos dedos, nuvens de sons que deambulam por locais e tempos improváveis, algum humor e ironia quando se abordam questões “mal-resolvidas” que todos os humanos têm quando pensam no que paira acima do que as suas mãos alcançam.
 
A obra artística final é uma performance de música-teatral, um “tratado poético” profundamente inspirado pela biografia de cada lugar, pelo chamamento da terra e dos seus habitantes. Em cada cidade, as suas paisagens visuais e sonoras, atuais e passadas, humanas.
 
Uma viagem guiada por pássaros, anjos e nuvens que atravessam os territórios da poesia, da música, da imagem e do movimento sem parar nas fronteiras. Misteriosa, como tudo o que se passa no céu. Mas que se pode sentir no palco, ou em casa, uma vez que a performance, interativa, ocorre também através na plataforma Zoom.
 
Um desafio que dá continuidade ao trabalho local de pesquisa e recolha e que pretende continuar a dar asas aos pássaros imaginários que se avistaram. Aos sonhos e desejos de todos os que a imaginação e as mãos fazem voar.
 
 
FICHA ARTÍSTICA:
 

Conceção e Produção - Companhia de Música Teatral

 

Direção Artística - Paulo Maria Rodrigues

 

Intérpretes - Gustavo Paixão, Inês Silva, Jorge Graça, Mariana Miguel, Mariana Vences

 

Espaco Cénico - Miguel Ferraz e Paulo Maria Rodrigues

 

Desenho de Luz - Élio Moreira

 

Figurinos - Rita Roberto, Joana Jorge, Sandra Santos

 

Gestão de Recursos Educativos - Helena Rodrigues

 

Design de Comunicação - Mafalda Maia

 

Agradecimentos - Universidade de Aveiro, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Nova-Lisboa

 

Coprodução - Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Companhia de Música Teatral

  • Via Zoom - Link no texto
  • 17h00
  • Grátis
  • M/6