Cine-Teatro Louletano

Ciclos/rubricas

 
CICLO MUSICAL O LONGE É AQUI
 
Este ciclo programático, iniciado em 2016, tem como objetivo principal, através de encomendas artísticas, promover encontros inéditos entre, de um lado, reconhecidas figuras/projetos a nível nacional e, do outro, artistas e grupos do concelho de Loulé ligados às artes performativas, com especial destaque para a música nos seus variados quadrantes. Valorizando e estimulando os talentos locais, estes desafios criativos são também uma oportunidade, para os vários artistas envolvidos, de estabelecer pontes ora mais expectáveis ora mais improváveis entre os seus universos musicais e estéticos, permitindo assim também novas leituras, reinventadas, das suas identidades e repertórios.
 
Neste ciclo já participaram:
> Banda Filarmónica Artistas de Minerva com Jorge Palma [maio 2016]
> Lígia Pereira com Shout! [outubro 2016]
> Isa de Brito com Marco Rodrigues [novembro 2016]
> Ensemble de Flautas de Loulé com Sérgio Godinho e Filipe Raposo [novembro 2016]
> Perigo Público com Couple Coffee [fevereiro 2017]
> Trio de Jazz de Loulé com Pedro Abrunhosa [maio 2017]
> Banda Filarmónica Artistas de Minerva com Virgem Suta [junho 2017] 
> Flor de Sal com Vitorino [outubro 2017]
> Poli Correia com Jorge Palma (acústico) [novembro 2017]
> Maria João com Moçoilas [janeiro 2018] 
 
Próximos concertos:
> César Matoso com Ronda dos Quatro Caminhos [06 maio 2018]
> Aurea com Bertílio Santos [22 junho 2018]
 
 
CICLO CLÁSSICOS NA AVENIDA
 
A Orquestra Clássica do Sul (OCS), o Cine-Teatro Louletano e o Teatro Tivoli BBVA apresentam em 2018 o ciclo "Clássicos na Avenida", um conjunto de três concertos que contempla uma mostra da atividade desenvolvida pela Orquestra, frisando algumas linhas diretivas de programação artística. 
 
Se, por um lado, os concertos de Ano Novo apresentam um programa mais leve e diversificado, ao gosto do grande público, por outro lado a formação de câmara da OCS permite-lhe oferecer uma abordagem historicamente informada do grande repertório clássico, em compositores como Mozart, Haydin e Schubert, como são disso exemplo os outros dois concertos que englobam o novo ciclo.
 
Calendário de concertos:
> Concerto de Ano Novo dirigido pelo Maestro convidado Robin O'Neill [01 janeiro 2018]
> Concerto dirigido pelo Maestro Titular Rui Pinheiro e com a participação especial de Peter Jablonski (piano) [29 maio 2018]
> Concerto dirigido pelo Maestro Titular Rui Pinheiro e com a participação especial de Irene Lima (violoncelo) [16 novembro 2018]
 
 
RUBRICAS REGULARES
 
Dos Sabores da Cultura: formato de café-concerto, com o convidado e o público juntos em palco (esbatendo "barreiras" e diluindo rótulos), que conjuga tertúlia, apontamentos artísticos e gastronomia, num ambiente informal e intimista de partilha coletiva.
Realiza-se sempre a uma quinta-feira, pelas 21h00, de 2 em 2 meses (entrada gratuita).
 
Conversas à Quinta: reflexão e debate em torno de temas ligados à Cultura, Artes e Sociedade, com a presença de uma reconhecida figura, do Algarve ou de fora, que vem expor o seu percurso e visão sobre os mesmos.
Realiza-se sempre a uma quinta-feira, pelas 21h00, de 2 em 2 meses (entrada gratuita).
 
 
CICLO MUSICAL FEMINA
 
Ciclo que apostou, em 2017, na apresentação regular de concertos com grandes vozes no feminino, privilegiando figuras já reconhecidas e outras emergentes no panorama nacional (e não só), e apostando em estreias absolutas, no Algarve, de novos discos das mesmas. Concertos já realizados:
 
> Teresa Salgueiro apresenta O Horizonte [15 janeiro]
> Rita Redshoes apresenta Her [24 fevereiro]
> Luísa Sobral apresenta Luísa [18 março]
> Aurea apresenta Restart [22 abril]
> Capicua com nova banda [16 setembro]
> Cristina Branco apresenta Menina [28 outubro]
> Ana Bacalhau (a solo) apresenta Nome Próprio [3 novembro]
> Angelite - Vozes Búlgaras [14 dezembro]