Hamster Clown - Ricardo Neves-Neves e Rui Paixão [audiodescrição a 17/06]

De 16 a 18 de julho de 2021

Era uma vez, num espaço e num tempo incerto, algures na evolução do rato para o homem, um ser fechado no seu próprio labirinto.

O encenador Ricardo Neves-Neves e o performer e clown Rui Paixão juntam-se pela primeira vez e criam um espetáculo sem texto, carregado de efeitos sonoros e visuais.

Em palco, levam-nos para um universo retro-futurista, em tons de verde-jardim, onde não faltam estátuas renascentistas, mas também polvos gigantes, enxames de abelhas, corujas assustadoras e aspiradores endiabrados.

Entre o riso e o terror, entre o nonsense e o sentido da vida, entre o teatro, a dança e a performance, Hamster Clown fala de sonhos e de pesadelos, de confinamentos e de libertações. E pouco interessa se somos homens ou ratos – ali acabamos todos esfolados.

(texto de Gabriela Lourenço)

Peça para maiores de 14, não é teatro infantil.

NOTA: o espetáculo tem audiodescrição no dia 17, e possibilitará o reconhecimento de palco às 20h00, nesse mesmo dia, para os interessados.

audiodescrição (AD) é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas, como fi­lmes, fotografi­as, peças de teatro, entre outros.

O recurso é direcionado ao público com deficiência visual, mas pode beneficiar públicos com outras deficiências e idosos. A AD é normalmente utilizada em produtos e serviços culturais, educacionais e de entretenimento, através da disponibilização das descrições utilizando, por exemplo, auscultadores com audio que descreve/relata o que se passa visualmente no espetáculo.

HAMSTER CLOWN

Encenação: Ricardo Neves-Neves;

Interpretação: Rui Paixão;

Cenografia: José Manuel Castanheira;

Assistência de Cenografia: António Muralha;

Assistentes estagiárias de Cenografia: Ambra Orlandelli, Fernanda Costa e Sara Brandt;

Caracterização e Adereços: Cristóvão Neto;

Assistência de Adereços: Nuno Encarnação, Patrícia Pescada, Paula Cabral e Fernando Sebastião;

Escultores: António Gonçalves, Álvaro Jesus, Helena Fernandes, Bruno Bordalo, Hernâni Miranda e Cristóvão Neto;

Figurinos: Rafaela Mapril;

Assistência de Figurinos/Cena: Beatriz Cabral, Larissa Cintra e Teresa Ferreira;

Confecção: Lígia Garrido, Eduardo Vaz e Helena Jardim;

Desenho de luz: José Álvaro Correia;

Sonoplastia: Sérgio Delgado;

Conteúdos de vídeo: Oskar&Gaspar;

Art Designer: José Pinheiro @o_pinheirojose;

Fotografia promocional: Estelle Valente;

Fotografias de cena: Alípio Padilha, Estelle Valente;

Teaser: Eduardo Breda;

Assistência de Encenação/Cena: Gonçalo Martins e Gonçalo Rios;

Produção e Comunicação TdE: Mafalda Simões;

Produção Culturproject: Nuno Pratas;

Assistente de Produção: Carmen Granja;

Assistente estagiária de Produção: Adriana Gonçalves;

Parceiros: Billyboom, Candy Cloud, Caixa Económica Operária, Convento Inn And Artist Residencies – Convento.pt, Frescos Produções, Make it Happen, Pecosita-Pepito, CML/Pelouro da Cultura no âmbito do RAAML/Polo Cultural Gaivotas, Santomargo – Construções, Lda, Portuguese Shoes – PERLATO

Coprodução: Cineteatro Louletano, Theatro Circo de Braga, Centro de Arte de Ovar, Centro Cultural Malaposta, 23 Milhas, Culturproject, Teatro do Eléctrico e São Luiz Teatro Municipal

Agradecimentos: Ana Monzêlo, António Vicente, Dennis Correia, Diana Lopes, Diogo Mateus, Duarte Grilo, Edson Carvalho, Dr. Jorge Carvalho, Dra. Laurentina Pereira, Luísa Duarte, Marco Santos, Maria da Luz Martins, Dra. Paula Carvalho, Paulo Gonçalves, Ricardo Barnabé, Ricardo Martins, Rina Marques, Sara Duarte, Vanda Cordeiro.

O Teatro do Eléctrico é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção Geral das Artes, pelo Cineteatro Louletano/ Câmara Municipal de Loulé e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista.

• Cineteatro Louletano
  • 21h00
  • €8,00 / €6,00 (para maiores de 65 e menores de 30 anos). Cartão de Amigo aplicável.